quarta-feira, 16 de julho de 2008

Maratona Espanhola

Hoje nosso dia começou às 6 da manhã... Acordamos, malas no ônibus, café da manhã e estrada... Paramos em Fátima, conhecemos a basílica antiga e a nova (tudo lá é monumental e grande... Portas imensas, muitos lugares na igreja, muitas pessoas pagando promessa, muito espaço para celebrações, muito dinheiro movimentado pois é comércio de vela, comércio de flores, comércio de fé...
Saímos de fátima e fomos até Monsanto, que é um vilarejinho no alto de uma montanha, com casas feitas de basalto vulcânico, e moradores que são considerados pelo governo de Portugal, como os portugueses mais portugueses... Como fica na fronteira entre espanha e portugal, a cidade era frequentemente assediada por ataques espanhóis e bravamente os portugueses resistiram a todas investidas espanholas. Outro fato interessante da história portuguesa é que a fronteira entre portugal e espanha era frequentemente atacada pelos espanhóis, sendo uma região muito perigosa de se morar, e para não desproteger a região, o governo de portugal ofereceu aos presos a possibilidade de perdão caso eles aceitassem morar nessas fronteiras. Isso gerou uma série de vilarejos fronteiriços colonizados por ex-presos portugueses.
Saindo de Monsanto, fomos almoçar um espetacular "Vacalhau e Binho" , depois seguimos até Lagateiras que preserva a vida simples e tradicional dos antigos espanhóis. Com ruelas apertadas e casas construídas de pedras. (Coloquei algumas fotos de lá no meu flickr www.flickr.com/photos/sefrim).
Saindo de Lagateiras fomos para Madri, nos hospedamos no hotel, banho mega rápido e fomos conhecer a plaza mayor onde jantamos uma Paella muito boa.
Volta para o hotel e cama, pois amanhã vamos conhecer madri e à tarde vamos até Toledo.
Os fatos curiosos de hoje são:
- Não encontramos nenhuma criança brincando nas ruas entre portugal e espanha em nenhum dos vilarejos que passamos.
- As pessoas almoçam meio-dia e TODOS fecham comércios e fazem " la siesta" até às 5 da tarde.
- Madri é uma cidade tão ou mais pichada do que São Paulo
- Estamos no hotel Praga em Madri www.hotelpraga.com e a internet do hotel está estragada, mas aqui do meu quarto consigo usar a internet do hotel vizinho... (Legal e de grátis)
Amanhã tem mais...