domingo, 20 de julho de 2008

Paris a conquista

Saímos hoje às 07h30 de Bordeaux, rumo à Paris. Foi uma viagem tranqüila, paramos para um lanchar, e seguimos até Blois que é uma cidade com vários castelos, cerca de 200 kilômetros de Paris. Fizemos um tour pela cidade com direito à diversas fotos legais, e rumamos de lá direto para Paris. A entrada de Paris foi complicada pois era domingo e os parisienses estão voltando para casa, mas nada que estragasse o prazer de estar chegando na última parada da nossa viagem.
Chegamos ao hotel que fica num subúrbio de paris, cerca de 25 minutos da torre Eiffel de metro. E foi exatamente o que fizemos. Pegamos o metro na esquina do hotel, trocamos de linha no meio e estávamos de cara para a torre. Resolvemos subir em vez de fazer fotos de baixo, e essa decisão foi boa e ruim. Boa pois conhecemos a sensação de subir até o topo da torre que é muito maior do que imaginávamos, e ruim pois perdemos um tempo absurdo nas filas de comprar os ingressos, fila para os elevadores até o 2º piso, fila do 2º para o 3º, fila para descer, sem contar o frio desumano que faz lá em cima. Eu todo turistão de máquina fotográfica e sem blusa me lasquei de frio, mas faria tudo de novo.
Algumas fotos de hoje já estão no meu flickr e amanhã postarei mais algumas.
Coisas que descobri hoje:
- Tem francês muito mal-ducado assim como tem francês gente boa.
- Se você não sabe fazer conta, compre uma calculadora. (2 pessoas do nosso grupo, se atrapalharam com horários e fizeram 50 pessoas ficaram paradas contra-vontade por meia hora)
- Se for aquele verão de lascar, e você pretender subir na torre eiffel, leve blusa e vá de calça comprida e tênis, pois o frio que faz lá no topo é algo inimaginável.
Amanhã teremos city-tour por Paris de manhã, arco do triunfo e museu do louvre à tarde e Montmartre à noite.
Assim que chegar postarei fotos.