sexta-feira, 18 de julho de 2008

dia de folga na Espanha

Hoje tivemos um dia livre em Madrid, cada um por si, sem guias nem ajuda. Dormimos até às 10, pois o ritmo de acordar às 6 todo dia com o fuso de 5 horas, é como se acordássemos todo dia 1 da manhã, e isso é muito cansativo...
Pegamos o ônibus 34 aqui pertinho do nosso hotel (1 euro cada um) e paramos em frente ao Museu do Prado. O Jardim Botânico fica em frente, mas o calor estava de matar - 39 graus. Entramos na fila do museu e esperamos uns 20 minutos chegar a nossa vez na bilheteria. Custava 6 euros para ver a exposição permanente ou 8 euros para ver também o renascentismo. É proibido tirar fotos lá dentro e passa-se num detector de metal que detecta moedas no bolso, sem contar as malas no raio x (segurança de aeroporto mesmo). Tudo muito bonito e organizado. Você pode por 3,50 euros emprestar um guia eletrônico que é como um celular (você digita o número da obra e ele lhe explica tudo a respeito dela. Disponível nos idiomas: inglês, francês, italiano, espanhol e alemão).
Um grupo de chineses roubou a cena, pois falavam demais e alto e levaram um puxão de orelha dos guias totalmente educados e praticamente invisíveis. (Na minha opinião, segurança bom é aquele que você não enxerga, ele se materializa no momento da necessidade e some logo após, e todos ali são assim).
O museu é imenso, tem elevadores e escadas rolantes, cafeteria e loja de souvenirs. Vimos obras de Caravaggio, Velázquez, Murillo, Goya, Rembrandt e outros. Lindo o museu. Saímos dali, pegamos o ônibus 34 e voltamos exatamente ao ponto em que saímos. Os ônibus aqui tem ar-condicionado, e um detalhe interessante: quando os passageiros vão descer, ele inclina-se como se o amortecedor do lado da descida fosse mais baixo, abre as portas, depois fecha as portas, sobe pra horizontal e segue caminho.
Na volta do ponto do ônibus até o hotel, tiramos algumas fotos das lojas que aqui fecham as portas 13h45 e só reabrem às 17h00. E os termômetros marcam 39 graus...
Demos uma dormidinha no hotel até às 6h00, e pegamos o ônibus 23 em frente ao hotel. O ponto final deste ônibus é a Plaza Mayor. Fizemos algumas fotos ali e seguimos pela Cale Mayor até o Palácio Real e Praça do Oriente. Tiramos algumas fotos com o relógio marcando 21h00 e um belo sol se pondo. Depois batemos outra com o relógio marcando 22h00 e sol mais baixo. Fizemos diversas fotos com o sol se pondo. Madrid realmente é maravilhosa. Sua arquitetura é incrível. Em cada esquina pode-se tirar fotos incríveis, cada prédio tem muitos detalhes a serem vistos.
Voltamos até a Plaza Mayor, subimos até o ponto do ônibus 23, e em 20 minutos estávamos aqui no hotel.
Espanha acabou... Amanhã sairemos 7 da manhã rumo a Bordeaux, e no dia seguinte direto para Paris. Vamos torcer para que no hotel de bordeaux tenha internet para eu atualizar o blog e as fotos no Flickr.
Comentários:
- Madri é uma cidade segura, mesmo à noite pode-se trafegar à pé pelas ruas.
- Não existe violência, mas os punguistas agem no menor descuido.
- O transporte coletivo é confortável e possível de se utilizar.
- Em 3 dias que estamos perambulando por aí, vimos apenas 3 pessoas de rua, sendo que apenas 1 verbalizou um pedido de ajuda.
- A polícia se faz presente de forma discreta nos principais locais.
- Nosso hotel apesar de ser 4 estrelas, não possui internet funcionando, mas o hotel do lado tem, o wireless chega até aqui o meu quarto e a rede está aberta para ser usada.