quarta-feira, 23 de julho de 2008

The end

Chegou o fim...
Estávamos já cansados. Foram 10 dias na estrada, muitas cidades conhecidas, alguns países percorridos e muitos, mas muitos kilômetros rodados...
Nosso passeio terminou em grande estilo no gramado da torre Eiffel. Havia alguma coisa estranha no ar naquela terça-feira ensolorada de Paris. Havia muitos guardas fortemente armados nas imediações da torre, helicóptero sobrevoando, várias sirenes... Quando começava a escurecer, reunimos nossas coisas e começamos a ir em direção ao metrô que fica algumas quadras dali e vimos uns 5 guardas revistando algumas pessoas no gramado (parecia cena de filme de terrorista). Quando chegamos na estação do metrô, fomos informados que a linha que faz a torre Eiffel estava fechada e começamos a reestudar nosso mapa para ver como chegar ao nosso hotel.
Perguntei ao funcionário do metrô a distância da próxima estação e fui informado que ela ficava 10 minutos dali (estranho usar tempo como medida de distância, mas isso é comum por lá, pois na manhã do mesmo dia fomos procurar uma loja de roupas de bebê no Boulevar San Germain, e toda vez que perguntávamos a distância para alguém éramos informados que ficava 15 minutos dali...)
Voltamos para nosso hotel e pelas nossas contas, seria muito justo o horário para chegar até o aeroporto Charles de Gaulle via metrô e trem, pois o check-in internacional costuma ser mais demorado... Chamamos um táxi que nos apanhou no hotel e nos levou até o aeroporto em incríveis 20 minutos (tudo bem que ele estava equipado com um Peugeot todo chique e novinho), mas o velocímetro cravou entre 120 e 140 por hora...
Estávamos exaustos... Entrei no avião, tomei um champanhe e uma garrafinha de vinho, almocei e simplesmente apaguei por 8 horas seguidas... Quando acordei faltava algum tempo para o jantar ser servido e já estávamos algumas horas de São Paulo, aonde estou agora escrevendo isso...
Queremos chegar logo em casa.
Descobertas de hoje:
- Os motoristas na França são mais prudentes que os daqui, mas também são abusadinhos e estressados.
- Nosso hotel foi honesto com a cobrança da conexão de internet (eu queria pagar 10 euros pelos 2 dias que usei e eles só cobraram 5, pois não fechei 24 horas contínuas de acesso)
- Quem acorda cedo para ir para o aeroporto fica sem café da manhã...
- Funcionários do aeroporto Charles de Gaulle, são idiotas, muito mal-educados, estúpidos (Pronto, relaxei). E deviam na minha opinião ser queimados vivos em uma fogueira...
- Os funcionários de bordo da Air France (menos o francês FDP) são todos muito educados e prestativos e realmente se esforçam para que sua experiência em vôos operados pela companhia sejam agradáveis.
Agora é hora de ir pra casa e retomar a vida (só quero ver acordar cedo com um fuso de 5 horas e ir trabalhar amanhã...

segunda-feira, 21 de julho de 2008

City Tour por Paris

Começou cedo o nosso dia. Após o café da manhã fomos apanhados pelo ônibus da Europa Mundo que nos levou ao tour por Paris. Vimos os principais pontos da cidade e paramos em frente à famosa loja Benlux famosa por seus perfumes. Fomos até a pirâmide do museu do louvre e tiramos algumas fotos (as filas para comprar ingresso são absurdas, as filas para entrar e sair são imensas...)
Optamos por não conhecer o Louvre por denhtro, pois perderíamos o dia todo e não temos esse tempo todo na agenda.
Saímos do Louvre, passamos na Benlux, seguimos em frente até a galeria Lafayete, com seu tamanho imponente e suas inúmeras lojas, fizemos compras, compramos tiquets para 2 dias livres em qualquer transporte aqui de Paris (Ônibus, metrô, trem...) E voltamos ao hotel. (A linha que passa sob a loja Benlux para na quadra do nosso hotel), tomamos banho e estamos descansando pois às 18h00 o ônibus nos apanhará para um passeio ao bairro de Montmartre com seus restaurantes e artistas ao ar-livre.
Aprendizado de hoje:
- Não se esforce para explicar para a moça da farmácia que você precisa de esparadrapo fazendo mímica ou algo que o valha... O nome em francês é quase igual ao português...
- Brasileiros são folgados e não se importam de atrasar 50 pessoas num city tour só porque deu vontade de comprar um doce numa loja com muma fila imensa.
- Franceses em Paris não rspeitam nem o sinal vermelho, imagine parar para pedestre atravessar na faixa de segurança.
- Se alguém te chamar para dividir uma mesa num restaurante lotado, ou se oferecer para tirar uma foto acredite que ele é brasileiro... Aqui existe a solidariedade...
- Francês não na totalidade, mas na maioria é mau-educado com estrangeiros.

domingo, 20 de julho de 2008

Paris a conquista

Saímos hoje às 07h30 de Bordeaux, rumo à Paris. Foi uma viagem tranqüila, paramos para um lanchar, e seguimos até Blois que é uma cidade com vários castelos, cerca de 200 kilômetros de Paris. Fizemos um tour pela cidade com direito à diversas fotos legais, e rumamos de lá direto para Paris. A entrada de Paris foi complicada pois era domingo e os parisienses estão voltando para casa, mas nada que estragasse o prazer de estar chegando na última parada da nossa viagem.
Chegamos ao hotel que fica num subúrbio de paris, cerca de 25 minutos da torre Eiffel de metro. E foi exatamente o que fizemos. Pegamos o metro na esquina do hotel, trocamos de linha no meio e estávamos de cara para a torre. Resolvemos subir em vez de fazer fotos de baixo, e essa decisão foi boa e ruim. Boa pois conhecemos a sensação de subir até o topo da torre que é muito maior do que imaginávamos, e ruim pois perdemos um tempo absurdo nas filas de comprar os ingressos, fila para os elevadores até o 2º piso, fila do 2º para o 3º, fila para descer, sem contar o frio desumano que faz lá em cima. Eu todo turistão de máquina fotográfica e sem blusa me lasquei de frio, mas faria tudo de novo.
Algumas fotos de hoje já estão no meu flickr e amanhã postarei mais algumas.
Coisas que descobri hoje:
- Tem francês muito mal-ducado assim como tem francês gente boa.
- Se você não sabe fazer conta, compre uma calculadora. (2 pessoas do nosso grupo, se atrapalharam com horários e fizeram 50 pessoas ficaram paradas contra-vontade por meia hora)
- Se for aquele verão de lascar, e você pretender subir na torre eiffel, leve blusa e vá de calça comprida e tênis, pois o frio que faz lá no topo é algo inimaginável.
Amanhã teremos city-tour por Paris de manhã, arco do triunfo e museu do louvre à tarde e Montmartre à noite.
Assim que chegar postarei fotos.

sábado, 19 de julho de 2008

Espanha out - França In

Saímos hoje às 07h30 de Madrid com destino a Bordeaux, onde passaremos a noite e da onde estou escrevendo agora.
Nossa primeira parada de hoje foi em San Sebastian, que é um lugar lindíssimo com praias maravilhosas e casas custando algo em torno de 1 milhão de euros pra cima. É uma das praias dos bacanas aqui da Europa. Muita gente bonita, diversos idiomas falados nas ruas, uma verdadeira Babel.
Almoçamos em San Sebastian e rumamos aqui para Bordeaux, onde estamos agora, no Hotel Mercury. A cidade é menos bonita que Madrid, mas tem seu charme. Acabamos de fazer um reconhecimento da área com fotografias (eu, a Eliane e o bebê). Corremos contra a luz do sol que estava sumindo no horizonte. Chegamos no hotel às 8 da noite e a luz do sol dura só até às 22h00.
Novamente nos surpreendemos pelo deserto que a cidade fica após às 22 horas. Ruas desertas e novamente nenhuma criança...
Paramos num restaurante italiano e jantamos pasta com vinho (foi um progresso conseguir se alimentar sem falar o idioma local). Em San Sebastian, o idioma é local assim como na Catalunha, não é inglês, francês, nem espanhol. Tirei algumas fotos das placas para mostrar o que estou falando...
Cheguei ao hotel, e fui até o bar buscar uma latinha de coca-cola. Só tinham aquelas garrafinhas de 150ml, pedi 2 que é menos que a latinha. Quase caí de costas quando o cara me disse o valor: 8 euros.
A Maísa que trabalha comigo disse: "- Quem converte, não se diverte" , mas achei um roubo absurdo custar 4 euros 150ml de coca-cola. Mas fazer o que... Bebi...
Amanhã cedinho nossa viagem continua até Paris que é o destino final da nossa viagem.
Chegando lá mandamos mais notícias.
Perguntas de hoje:
- Onde esconderam as crianças na Europa?
- Todo nativo que fala Francês odeia quem fala outro idioma?
- Aonde as pessoas se escondem quando a noite chega?

sexta-feira, 18 de julho de 2008

dia de folga na Espanha

Hoje tivemos um dia livre em Madrid, cada um por si, sem guias nem ajuda. Dormimos até às 10, pois o ritmo de acordar às 6 todo dia com o fuso de 5 horas, é como se acordássemos todo dia 1 da manhã, e isso é muito cansativo...
Pegamos o ônibus 34 aqui pertinho do nosso hotel (1 euro cada um) e paramos em frente ao Museu do Prado. O Jardim Botânico fica em frente, mas o calor estava de matar - 39 graus. Entramos na fila do museu e esperamos uns 20 minutos chegar a nossa vez na bilheteria. Custava 6 euros para ver a exposição permanente ou 8 euros para ver também o renascentismo. É proibido tirar fotos lá dentro e passa-se num detector de metal que detecta moedas no bolso, sem contar as malas no raio x (segurança de aeroporto mesmo). Tudo muito bonito e organizado. Você pode por 3,50 euros emprestar um guia eletrônico que é como um celular (você digita o número da obra e ele lhe explica tudo a respeito dela. Disponível nos idiomas: inglês, francês, italiano, espanhol e alemão).
Um grupo de chineses roubou a cena, pois falavam demais e alto e levaram um puxão de orelha dos guias totalmente educados e praticamente invisíveis. (Na minha opinião, segurança bom é aquele que você não enxerga, ele se materializa no momento da necessidade e some logo após, e todos ali são assim).
O museu é imenso, tem elevadores e escadas rolantes, cafeteria e loja de souvenirs. Vimos obras de Caravaggio, Velázquez, Murillo, Goya, Rembrandt e outros. Lindo o museu. Saímos dali, pegamos o ônibus 34 e voltamos exatamente ao ponto em que saímos. Os ônibus aqui tem ar-condicionado, e um detalhe interessante: quando os passageiros vão descer, ele inclina-se como se o amortecedor do lado da descida fosse mais baixo, abre as portas, depois fecha as portas, sobe pra horizontal e segue caminho.
Na volta do ponto do ônibus até o hotel, tiramos algumas fotos das lojas que aqui fecham as portas 13h45 e só reabrem às 17h00. E os termômetros marcam 39 graus...
Demos uma dormidinha no hotel até às 6h00, e pegamos o ônibus 23 em frente ao hotel. O ponto final deste ônibus é a Plaza Mayor. Fizemos algumas fotos ali e seguimos pela Cale Mayor até o Palácio Real e Praça do Oriente. Tiramos algumas fotos com o relógio marcando 21h00 e um belo sol se pondo. Depois batemos outra com o relógio marcando 22h00 e sol mais baixo. Fizemos diversas fotos com o sol se pondo. Madrid realmente é maravilhosa. Sua arquitetura é incrível. Em cada esquina pode-se tirar fotos incríveis, cada prédio tem muitos detalhes a serem vistos.
Voltamos até a Plaza Mayor, subimos até o ponto do ônibus 23, e em 20 minutos estávamos aqui no hotel.
Espanha acabou... Amanhã sairemos 7 da manhã rumo a Bordeaux, e no dia seguinte direto para Paris. Vamos torcer para que no hotel de bordeaux tenha internet para eu atualizar o blog e as fotos no Flickr.